sexta-feira, 22 de julho de 2011

PAUL MCCARTNEY ESTÁ MORTO (PARTE 3/11)

Leia a parte 1 >aqui<

Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967) é o que tem mais pistas.



Sgt. Pepper’s é o primeiro album em que a banda é apresentada apenas como Beatles, sem o “The” na frente, pois eles já não eram a mesma banda. A arte da capa é a representação do funeral de Paul, é uma colagem com muitos personagens famosos se despedindo do beatle morto, estão todos à frente das flores e da terra retirada da cova, aparecem alí os antigos Beatles, representados por uma foto dos bonecos de cera deles mesmos na fase de 1964, ainda com Paul vivo, tristes, com ternos escuros, olhando para o túmulo, ao lado destes, os novos Beatles, vestindo uniformes coloridos, com o novo Paul de frente e os outros três levemente virados para ele, como se o estivessem apresentando para os fãs (as imagens aqui tem uma boa resolução, você pode baixar e ver os detalhes).




O falso Paul está usando bigode para disfarçar a cicatriz no lábio superior, resultado das cirurgias plásticas que o deixaram quase exatamente igual ao verdadeiro Paul. Os Beatles vivos seguram reluzentes instrumentos de sopro feitos de metal, Paul segura um corne inglês de madeira preta, simbolizando sua morte. Sobre a cabeça de Paul aparece uma mão espalmada abençoando o falecido, levando-se em consideração o envolvimento dos Beatles com a cultura indiana pode ser também uma representação do símbolo jainísta da Mão dos Cíclos de Reencarnação (Jain Hand) que trata da morte e ressurreição.


Abaixo deles está um arranjo de flores no formato do baixo Hofner modelo violino de Paul, colocado na posição para canhotos e faltando uma corda, as três cordas são de cada beatle vivo e a corda faltando é a do morto. No lado direito há uma boneca usando uma blusa onde se lê “Welcome the Rolling Stones” (Benvindas as “Pedras Rolantes”), o que parece ser uma saudação a outra grande banda inglesa é na verdade uma alusão ao destino, que faz as pedras rolarem mesmo que elas sejam inertes, a blusa tem manchas vemelhas como sangue e um carrinho de brinquedo sobre ela também com o interior vermelho, representando o acidente fatal que era o destino de Paul. Na parte de baixo se vê uma estatueta de Kali, um avatar de Shiva, deidade hindú da morte.



Abaixo dos Beatles está um bumbo com o nome do album, se cortarmos ele bem ao meio na horizontal nos dizeres “LONELY HEARTS” e fizermos um espelhamento da imagem de cima, aparece escrito “I ONEIX HE ↨ DIE” que significa I = 1, ONE = 1, IX = 9, HE = ele, ↨ = seta apontando Paul e o túmulo, DIE = morre, então o que aparece é “11 9 ele (a ceta indica que é Paul) morre”, significa que em novembro no dia 9 Paul morreu. O nome da banda está escrito com flores vermelhas um pouco desalinhadas e emendado ao “S” está um arranjo menor que lembra um “O”, formando a frase “BE AT LESO” (está em Leso), indicando a ilha de Læsø na Dinamarca como o local onde se encontra o corpo de Paul.




Na parte interna da capa, Paul aparece duas vezes de costas, ao contrário dos outros e na contracapa está escrito “without you” (sem você) sobre a cabeça de Paul, que é parte do título da canção Within you, without tou, também aí se encontra uma forte pista, no local em que George Harrison está apontando com o dedo da mão direita se lê “Wednesday morning at five o’ clock as the day begins“ (Quarta-feira às cinco da manhã, ao começar do dia), momento exato da morte de Paul.



Continua... >parte 4<

Um comentário: